quinta-feira, janeiro 30, 2014

Há sinais do tornado que ainda resistem




Ancoradouro destruído pelo tornado de 16 Novembro de 2012

O tornado ficou marcado na memória dos silvenses, mas é certo que a reação da população do concelho permitiu recompor a imagem da cidade em breve espaço de tempo, numa iniciativa espontânea que apraz registar com agrado.

As obras de reparação dos estragos cometidos sobre o edifício das Piscinas Municipais só agora, no início de 2014, foram dadas como terminadas e as Piscinas aí estão a servir a população.

Sei que a administração do concelho se depara com dificuldades financeiras, que resultam do mau desempenho da administração que a antecedeu, e sei também como é fácil, perante tanta coisa que há a fazer, esquecer pequenos detalhes que tendem a ficar ao abandono.

Acontece que a reparação deste ancoradouro, que não aparenta problemas na sua estrutura de base, e que em tempos esteve vedada pelo perigo que poderia resultar para as pessoas que resolvessem usá-la, continua ao abandono, com o mau aspeto que a fotografia documenta e  continuando a pôr em perigo os que decidirem passear-se sobre a zona que parece intacta, mas que já esteve protegida porque se julgava perigosa.

Entretanto isso passou e esqueceu.

Pode até acontecer que ninguém se venha a magoar, mas o perigo que se julgou haver continua presente e o mau aspeto que evidencia chama a atenção de quem por aqui passa, às dezenas de dezenas, todos os dias.

O madeiramento ainda ali permanece e resiste, pois possui tratamento para se manter sujeito às condições do tempo, mas já observei uma destas tábuas a deslizar para baixo e para cima ao sabor da corrente, com evidente perigo para barcos privados ou comerciais que usam o rio, se bem que menos ativos em tempo de inverno.

Creio que o que há a fazer aqui não é coisa que envolva grandes honorários e creio que também se pode resolver em breve espaço de tempo, protegendo os incautos que se aproximem e embelezando a imagem tão agradável deste passeio à beira rio, que a comunidade utiliza no dia-a-dia com o prazer e o sentido de bem-estar que este parque proporciona.

P.S.:
Tenho a intenção de remeter este texto para conhecimento da Sra. Presidente da Câmara e aproveito para agradecer a simpatia com que atendeu um escrito anterior, sobre o plantio de amendoeiras na encosta norte do Castelo de Silves, prometendo ir ao encontro da minha sugestão, concretizando-a a curto prazo.

Sem comentários: