segunda-feira, dezembro 16, 2013

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (XI)



Estatueta de Ibn Qasi junto ao pequeno lago da Praça de Al-Mu'tamid, interpretado aqui como um monge em meditação.


O último episódio terminou com a queda do reino de Sevilha e o domínio de todo o al-Ândalus pela seita  dos almorávidas.


Em Silves também o poder passou a ser exercido pelos almorávidas, com a sua intolerância religiosa, nomeadamente contra os moçárabes (cristãos em território árabe) e em 1136 estala mesmo uma revolta na cidade de Ossónoba (atual Faro).


Em Silves, a revolta começa a tomar forma por iniciativa de um senhor local, muladi (convertido ao islão), poeta, filósofo, político e místico, criador de uma doutrina baseada no êxtase e que prepara uma cavalaria de monges que aderiram à sua doutrinação e às suas práticas, para combater os almorávidas.


Esse senhor, Ibn Qasi de seu nome, natural de Silves, passa a comandar a revolta que ficou conhecida como a Revolta dos Muridas (os que conhecem a vontade de Deus).

O pensamento de Ibn Qasi ficou condensado num tratado filosófico-teológico, "O descalçar das Sandálias", e teve enorme repercussão no mundo árabe.

Retirado com os seus muridas para a zona da atual Arrifana, junto a Aljezur (onde é possível visitar as ruínas desse "convento"),  a sua doutrina expande-se e ganha para a sua causa notáveis figuras, como a de Ibn Wazir, senhor de Évora, de Ibn Al-Mundhir, de Silves e até Ibn Habib, ex-governador desta nossa cidade.

Uma onda de apoio cresce por todo o território. Multidões seguem-no para o escutar. Histórias dos seus feitos e da sua capacidade milagrosa contam-se por toda a parte.

A multidão chama-lhe Mahdi (designação que se assemelha à de Messias, no Cristianismo) e Ibn Qasi acaba por aceitar a designação, juntando ao seu nome o nome do profeta - Mohammad Ibn Qasi.

Por parte dos almorávidas houve imediata reação e passaram a proceder contra os muridas, muitos dos quais foram presos e deportados.



____________________


Garcia DominguesHistória Luso-Árabe, edição do Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves, 2010
António Borges CoelhoPortugal na Espanha Árabe, vol. 2 - Editorial Caminho

____________________



Se estiver interessado na leitura dos episódios anteriores, siga os links abaixo:



Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (I)

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (II)

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (III)

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (IV)

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (V)

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (VI)

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (VII)


Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (IX)

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (X)


Sem comentários: