quinta-feira, maio 30, 2013

Património silvense (III)




Arte Nova em Silves


Este edifício, no cruzamento da Rua 5 de Outubro com a Travessa do mesmo nome, do lado direito de quem sobe para o Largo do Município, é um edifício singular.

Trata-se de um exemplar, único em Silves,  da corrente estética que vigorou dos finais de oitocentos a início de novecentos, designada como Arte Nova - Art Nouveau - com particular expressão na arquitetura, na decoração de interiores e no mobiliário.
 
 
 
 
É o seu solário, o elemento que melhor documenta essa opção estética.
 
 
  
 
Em conversa com os atuais proprietários e anteriores residentes não me foi possível saber o ano em que se erigiu este edifício, nem o nome do seu primeiro proprietário.
 
Pelas diferentes características que apresenta em relação a outros prédios oitocentistas da mesma rua, leva-me a situar a sua construção como mais tardia, talvez durante o primeiro quartel do séc. XX.
 
Aqui viveu o Dr. Nobre de Oliveira, médico, de boa memória.

Hoje é propriedade da Família Guerreiro, que detém a farmácia com o mesmo nome no rés-do-chão do edifício.
 
  O Dr. Guerreiro, já falecido, farmacêutico e proprietário deste prédio, usou de todo o seu cuidado nos trabalhos de restauro, nomeadamente no belo friso de azulejos coloridos, tendo mandado produzir alguns novos que houve necessidade de repor, pois a série já se encontrava obviamente esgotada ao fim de tantos anos.
 

Aqui deixo um pormenor do friso.
 
Este prédio é um dos mais elegantes e dos melhor conservados desta rua, que tem, pelo menos no seu primeiro troço, alguns dos mais característicos edifícios da cidade.
 
 
_________________________
 
 
Edições anteriores:
 
Património silvense (I)  - Claustro interior nos Paços do Concelho

Património silvense (II) - Igreja da Misericórdia
 
 
 


Sem comentários: