segunda-feira, abril 29, 2013

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (II)




Foto batida por ocasião da Feira Medieval de Silves, edição de 2012

( II )


Estabelecendo uma ligação com o episódio anterior, indico-vos a data de 853 (AD) como a da morte de Ibn Habib, companheiro de Al-Ghazal na expedição à terra dos "majus".

Em 859 dá-se uma 2ª invasão dos normandos (majus).

A morte de Al-Ghazal (Iahia ibn al-Hakam al-Bakri al-Jaiani),  ocorreu em 864 (AD).

A esta data de 864 remonta o início da revolta muladi contra o emir de Córdova, Muhammad I, que sucedeu a 'Abd ar-Rahman II.

Mais de século e meio de aculturação dos autóctones desta região do sul da Península Ibérica, contados desde a entrada de Tarik em Gibraltar (1), terá inevitavelmente conduzido a uma islamização mais ou menos generalizada da população.

O poder instalado, embora consentindo livremente as práticas religiosas de cada um, usava de um tratamento diverso, nomeadamente no que se refere à cobrança de impostos, sobre muçulmanos, cristão e judeus.

De entre os muçulmanos, o poder distingue os árabes e berberes daqueles que se vieram a converter ao islamismo. Estes últimos recebem a designação de muladis (2). Já os cristãos residentes em território islâmico são conhecidos como moçárabes.

Senhores locais, de origem autóctone, que se tornaram muladis, começam a revelar algum descontentamento perante a administração islâmica e revoltam-se contra o grande emir, Muhammad I.

Um dos mais importantes de entre esses revoltosos é Ibn Maruan al-Jilliqi (3), com grande poder sobre o vasto território que se estende de Mérida a Ossónoba, duas grandes cidades ao tempo do poder de Roma.

São seus mais diretos aliados, Xirimbaki, senhor de Coimbra, 'Abd al-Malik Ibn Jauad, senhor de Beja e Iahia Ibn Bakr, em Ossónoba.

Desta revolta, bem sucedida, interessa-nos particularmente este senhor de Ossónoba, que então transfere a capital para Santa Maria (Ax-Xantamari), atual Faro.

Refere Garcia Domingues, que foi este Iahia ibn Bakr quem deu a Santa-Maria as suas "engenhosas fortificações" e as suas "portas de ferro", tornando-a inexpugnável.

A Iahia ibn Bakr sucede seu filho Bakr ibn Iahia, que engrandeceu Silves ao instalar uma chancelaria, um conselho de estado e tropas numerosas.

Cito Garcia Domingues: "Costumava passar em Silves a maior parte do tempo, se bem que a sua capital oficial fosse Santa-Maria.
É a partir desta época que Silves principia a surgir como cidade importante no mundo árabe (...)
A Becre Ibne Iáhia deve pois Silves o primeiro impulso no sentido do seu engrandecimento.
Podemos dizer que no tempo de Becre o Algarve tinha duas capitais: uma político-militar, Santa-Maria, outra político-cultural, Silves".

O emir 'Abd ar-Rahman III, que mais tarde se tornará califa, chefe de todos os crentes, acabará por sufocar esta revolta muladi, mas Silves continuará a evidenciar-se graças a esse impulso inicial de Bakr ibn Iahia. 

____________________

António Borges Coelho, Portugal na Espanha Árabe, vol.2, Editorial Caminho.
Garcia Domingues, História Luso-Árabe, Centro de Estudos Luso-Árabes de Silves.
Isabel Cristina Ferreira Fernandes, Quadro Cronológico, em Portugal Islâmico (Os últimos sinais do Mediterrâneo), Museu Nacional de Arqueologia.
____________________

(1) Montanha em árabe é Djebel. Djebel Tarik soa como Gibraltar (a montanha de Tarik).

(2) Muladi significa convertido.

(3) Jilliki quer dizer galego. É a sua identificação como um muladi. É este Maruan que manda edificar o castelo de Marvão. Marvão é o aportuguesamento de  Maruan.

____________________
 

Se porventura não leu o 1º episódio pode agora fazê-lo, clicando abaixo:

Silves, ao tempo da civilização do al-Ândalus (I)




1 comentário:

hfm disse...

Obrigada.