terça-feira, setembro 07, 2010

Silves e o Algarve na História Contemporânea


SILVES E O ALGARVE: uma história da oposição à ditadura, é o título de uma recente publicação das Edições Colibri, cujo lançamento teve lugar na Biblioteca Municipal de Silves, em sala repleta de um público atento às palavras da autora - Maria João Raminhos Duarte.

Foto de telemóvel

O livro é, no fundamental, a tese de doutoramento de Maria João. O público era, no fundamental, para além dos interessados pela história e cultura locais, constituído pelos familiares e até por vários protagonistas dos acontecimentos cujos relatos ali foram evocados.

Além de uma introdução que remonta aos tempos finais das lutas entre liberais e absolutistas e ao despontar em Silves da indústria corticeira, o livro cobre a história da cidade, nomeadamente a história da oposição à ditadura, desde 1926 e do golpe militar de 28 de maio até 1958 e às eleições presidenciais, com Humberto Delgado.

Uso as palavras de Maria João Duarte para me referir à importância desta publicação:

  • «Compreender Silves pelo seu passado é, presentemente, um instrumento de desenvolvimento para o qual me propus contribuir. A identificação dos silvenses num espaço e história comuns deverá proporcionar e provocar o desejo de investigações futuras sobre o seu passado e sobre a cultura desta cidade, antes que se perca a memória que ainda perdura. O futuro desenvolvimento de Silves e do Algarve passa, sem dúvida, também pela compreensão, em todas as suas dimensões, da sua identidade histórica e desta importante herança política aqui retratada, parcela fundamental do nosso património histórico, social e  cultural. (...)

3 comentários:

Aécio disse...

Se o apnhar numa livraria tentarei comprá-lo. A minha familia Paterna são alentejanos que vieram morar para Tunes.
Um abraço

Olivier disse...

電波拉皮和拉皮的差異。
板手是工業用必須器具。
大陸新娘約佔所有外籍新娘的35%最高比例。
大陸新娘至少語言可以相通。
拉皮要選擇內視鏡拉皮整形手術。

Unknown disse...

私は興味ないです。ありがとう。