quarta-feira, setembro 29, 2010

Arte contemporânea em espaço arqueológico


Visitei no domingo a exposição  DEZ MONUMENTAIS ESCULTURAS BRITÂNICAS, no espaço do Museu e Estação Arqueológica do Cerro da Vila, em Vilamoura, no Algarve.




Convivendo com as ruínas arqueológicas, a envolvência de uma zona arborizada e a proximidade do tecido urbano, dez monumentais peças escultóricas da Coleção Berardo foram dispostas ao ar livre numa atmosfera que se enriquece e enriquece as obras de escultores como Henry Moore, que já conhecia numa situação que muito se assemelha a esta, nos Kew Gardens, em Londres e a que aqui (clique) fiz referência.



São dez obras de 10 artistas com apostas diversas, mais ou menos figurativas, mais ou menos abstratas, mais ou menos desafiadoras de um outro olhar sobre os (pre)conceitos que temos a propósito da arte e, no caso presente, da escultura.

Esta é uma peça móvel, com movimento rotativo da base e ainda de rotação de uma peça anexa - Ace of Diamonds III - da autoria de Lynn Chadwick.



Também eu quase rodei a toda a sua volta.

Outras fotos que bati durante a visita a esta exposição podem ser acedidas em Vilamoura -  Contemporary Art (clique), o que não dispensa de todo a visita ao lugar; o que aconselho vivamente.






Follow me!

1 comentário:

hfm disse...

Adoro estas instalações em espaços abertos, prolonga o nosso olhar e o nosso sentir. Obrigada.