quinta-feira, julho 16, 2009

A força das utopias


Sei que é Verão, que está calor, que os temas de reflexão se tornam fastidiosos, mas a mente não pára na sua tentativa de entendimento do que usamos chamar realidade mesmo quando de tal não nos damos conta.

Quero falar-vos de Rui Bebiano que, mesmo que ele não o saiba, tem sido um instrumento de confirmação de algumas das minhas reflexões críticas sobre a sociedade, quando não mesmo de guia de alguns caminhos que eu desconhecia ou a que teria, eventualmente, passado ao lado sem reconhecimento do percurso.
Acompanho-o desde os tempos da revista electrónica NON, de apontamentos em revistas e jornais e dos seus blogues individuais ou partilhados, há cerca de uma década.

Rui Bebiano, por ele próprio, é (...) historiador, professor de história contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. (...). Trabalha actualmente em temas de história cultural e política desde os anos cinquenta à actualidade, em particular no campo das construções utópicas, das práticas de exclusão e das representações contemporâneas do passado. (...)

Acompanhei no seu blogue - A Terceira Noite - os materiais que aí divulgou e que agora constituem esta sua última publicação:

Capa de Outubro, de Rui Bebiano

Outubro

... que aconselho a todos os que no geral se interessam pelos temas da História Contemporânea e, em particular, aos que alguma vez simpatizaram ou ainda nutrem essa simpatia pelas correntes ideológicas que conduziram à Revolução de Outubro de 1917 ou à crítica da sua evolução e do seu fracasso.

Deixo-vos ainda com uma entrevista ao autor de "Outubro", para um melhor esclarecimento sobre esta sua publicação - Entrevista a Rui Bebiano (basta clicar).

1 comentário:

hfm disse...

Gostei de encontrar por aqui o Rui. Conheci-o no tempo em que apenas havia páginas da net e que eu tinha uma sobre poesia; para ela tive muitas dicas dele.