segunda-feira, junho 22, 2009

Silves. Construindo a História da Cidade


A série de colóquios com o título genérico em epígrafe, da responsabilidade do Gabinete de Arqueologia, Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Silves, vem contribuindo para um conhecimento cada vez mais aprofundado sobre o passado desta cidade.
Os relatos de várias e significativas intervenções arqueológicas que aqui têm ocorrido, tanto como resultado dos projectos ligados ao POLIS, como das que tiveram lugar em locais onde se construíram novos edifícios, abrem perspectivas de interpretação cada vez mais apoiadas.

Foto com telemóvel, © António Baeta Oliveira
Nesta sessão do passado fim-de-semana, as abordagens centraram-se sobre intervenções na Rua das Parreiras, na Cândidos Reis e na Afonso III.
Não vou passar para aqui o colóquio, mas dizer-vos de uma nova perspectiva que eu ainda não tinha observado: a de que a cidade actual além de se sobrepor à cidade islâmica, não está orientada como a anterior; tal é constatável nas 3 ruas a que atrás fiz referência. A construção na cidade islâmica acompanhava as curvas de nível.

Foto com telemóvel, © António Baeta Oliveira
Outra nova perspectiva é a que nos trazem os resultados da rua Cândido dos Reis, nos números 32/34, onde, além de indicar uma orientação que também respeita as curvas de nível, revela construções de proprietários abastados, tanto no que se refere às dimensões e aos materiais e estruturas de construção, bem como ao espólio encontrado.
A fotografia acima foi feita sobre um slide de um plano de interpretação dessas mesmas construções que avançariam para o outro lado da actual rua, qua as corta transversalmente.

1 comentário:

RS disse...

Sempre em cima do acontecimento. :)
Abraço.