quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Mudar, só para melhor

Pretende o Senhor Ministro da Cultura transferir o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) para o edifício da Cordoaria Nacional, o que mereceu um activo repúdio do GAMNA (Grupo de Amigos do Museu Nacional de Arqueologia).


Nos termos de um acordo celebrado entre o Ministério da Cultura (MC) e o Ministério da Defesa (MD), "(...) o MNA é aqui equiparado a serviços residuais do antigo Instituto Português de Arqueologia, entretanto extinto, ou a armazéns de alguns dos serviços do próprio MC, susceptíveis de serem transferidos com rapidez para possibilitar a edificação do novo Museu Nacional dos Coches. Ora o MNA é um dos mais importantes museus portugueses, com vastas, pesadas e delicadas colecções que albergam um número significativo de tesouros nacionais. E, ao contrário de outros museus (entre eles o Museu dos Coches) as suas colecções continuam a crescer e nunca puderam ser senão muito parcialmente expostas. Acresce que, sendo cada vez mais visitado por todas as tipologias de públicos, ele continua a cumprir funções didácticas incontornáveis, ao serviço da formação de alunos de todos os graus de ensino. Simultaneamente, continua a ser também um dos mais importantes centros de estudos arqueológicos em Portugal, aberto a professores e investigadores portugueses e estrangeiros que ali dispõem de gabinetes de trabalho, de biblioteca especializada e de laboratórios de conservação e restauro."

O GAMNA apela à atenção de todos para o desenvolvimento desta problemática nos próximos dias e semanas, na defesa dos superiores interesses do Património e da Cultura nacionais.

Eu faço-me eco deste apelo junto dos que aqui me visitam.


P.S.
Reflexo desta nota:
- no Público de 19 de Fevereiro (clique)
- no Público de 27 de Fevereiro (clique)

Sem comentários: