quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Arqueologia das palavras (II)

A minha "escavação" obriga-me a contar o resto da história.
Eu não tenho o 2º livro de Nuno Júdice, publicado em Novembro de 1972, sob coordenação de Gastão Cruz e Casimiro de Brito (outros dois grandes poetas da nossa contemporaneidade), com o título de O Pavão Sonoro.
Mas tenho o seu terceiro livro - Crítica Doméstica dos Paralelepípedos - autografado como o primeiro.


Na contracapa, Eduardo Prado Coelho deixou escrito: "Nenhuma vocação poética surgiu com tanta força e nitidez, evidência e soberania, depois de Poesia - 61 e de Herberto Helder".

  • A VISTA

    A quem é dado, pela janela entreaberta,
    ver mais de metade da vida, e em voz alta por puro gosto
    repetir o poema pensado,
    já os deuses escolheram.
    Mas se as folhas agitadas pelo vento ocultam,
    por vezes,
    o outro lado do muro, não é porque algo nos impede de olhar;
    mas porque o olhar,
    sob o impulso do vento,
    segue as correntes contraditórias até algures,
    na atmosfera,
    onde imobilizado perscruta e espera.

Nuno Júdice
Crítica Doméstica dos Paralelepípedos
Publicações Dom Quixote, Lisboa 1973

P.S.
Se quiser saber mais sobre o movimento literário Poesia 61, que Eduardo Prado Coelho refere, siga este link neste mesmo blog.

Sem comentários: