segunda-feira, agosto 18, 2008

A "Feira Medieval" passou por aqui

Pormenor do cortejo medieval, Silves, 2008, © António Baeta Oliveira
Há anos que, por esta ocasião, costumo aqui deixar a minha crítica.
Como nada de fundamental se alterou, não mais insistirei na "vaca fria". (Os interessados podem procurar referências nos arquivos dos anteriores meses de Agosto).
Permito-me, no entanto, referir que este ano se notou menos a participação popular no que se refere à utilização das vestes medievais, que era, na minha opinião, a característica mais distintiva desta feira em relação a todas as outras que conheço. A justificação para essa menor participação pode relacionar-se com a ausência de "roupeiros reais", bem visíveis, nas artérias que confluem à maior zona de acesso - O Largo do Município - até porque 3 roupeiros para uma feira que, segundo os dados da autarquia, recebeu uma média de 30 mil visitantes/dia é mesmo muito pouco.

É claro que gostei, é claro que me diverti, é claro que isto é muito bom para a vida económica da cidade e é claro que espero sempre que as referências identitárias da história local tenham uma melhor oferta. Também é certo que receio que a feira exceda a sua capacidade e não satisfaça as expectativas, sempre crescentes, de quem nos visita.

Uma nota final e muito especial ao empenho, à boa vontade, à simpatia, à disponibilidade dos funcionários da autarquia durante este período, num desempenho que, além do seu profissionalismo, se excede pelo vincado entusiasmo pela sua cidade.

2 comentários:

hfm disse...

Gosto da análise.

Carlos Rocha disse...

Obrigado, pela parte que me toca, no que diz respeito ao "vincado entusiasmo". É isso mesmo que sinto, "entusiasmo" por poder contribuir com o meu trabalho para uma actividade que tanta vida trás à cidade.